jpico minimal 3D design cute litle boy concentrated ear music  6da1e0d7 f107 4c22 85ef a9f21a2379a0

TDAH: Como a Música Pode Auxiliar na Concentração

A música tem o poder de motivar, evocar emoções intensas ou ajudar a relaxar, tudo dependendo do género que está a ouvir e das suas preferências pessoais.

Contudo, o efeito da música é individual e varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, enquanto algumas pessoas podem precisar de música rock acelerada para se motivarem a limpar a casa, outras podem preferir os sons suaves da música ambiente enquanto manuseiam a vassoura. Além disso, diferentes tipos de música podem ser preferidos para diferentes contextos – algo com batidas rápidas para quando faz jogging, mas algo mais suave para ler.

No que toca a estudar ou realizar tarefas que exigem concentração mental, algumas pessoas acham que certos tipos de música as ajudam a aumentar a capacidade de foco e concentração. E a investigação indica que isto também pode ser verdade para pessoas com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (TDAH).

Será que a música ajuda no TDAH? De acordo com um estudo de 2020, a música parece de facto promover a atenção e o foco em crianças com TDAH.

Os cientistas encontraram evidências de que, após crianças com TDAH ouvirem música interativa durante 30 minutos e intervirem em videojogos interativos durante 30 minutos, a intervenção musical melhorou a gestão da atenção, enquanto a intervenção em videojogos não teve o mesmo efeito.

Elizabeth Lombardo, PhD, conhecida como “Dra. E” em programas de televisão como “The Today Show”, afirmou que “a musicoterapia melhora a atenção e o foco, reduz a hiperatividade e melhora as competências sociais em crianças com Perturbação de Défice de Atenção (TDAH)”.

A Dra. Lombardo explica que “como muitas pessoas com TDAH têm dificuldade em acompanhar o tempo e a duração, ouvir música pode ajudá-las a melhorar o seu desempenho nestas áreas. A dopamina, um neurotransmissor, pode ser aumentada ao ouvir música que aprecia. Níveis mais baixos de dopamina podem estar ligados a certos sintomas de TDAH”.

Além disso, William Schroeder, LPC, NCC, co-fundador e especialista em TDAH na Just Mind Counseling, afirmou ao Psych Central que “de acordo com a investigação, a música melhora partes do cérebro que são mais fracas em crianças com TDAH. Os córtices auditivo, visual/espacial e motor do cérebro são todos fortalecidos pela música. As competências de fala e linguagem, leitura, compreensão de leitura, matemática, resolução de problemas, organização cerebral, foco e problemas de atenção estão todos ligados a estes domínios”.

Ele acrescenta: “existem outras teorias que se focam nos desafios do cérebro com TDAH, que estão relacionados com a desregulação na amígdala, e a música permite que o stress diminua, possibilitando que os centros de aprendizagem do cérebro e a função executiva se envolvam mais”.

Que tipo de música é benéfico? Uma vez que existem tantos géneros de música e cada pessoa tem gostos diferentes, determinar qual tipo irá ajudá-lo a focar é altamente individualizado.

De acordo com Lombardo, “alguns géneros de música podem ser mais úteis para promover a concentração quando se trata de sintomas de TDAH. Procure música suave, de ritmo moderado e com ritmos simples. Considere ouvir compositores clássicos como Vivaldi e Chopin”.

Schroeder afirma que a música clássica também pode ajudar em outras áreas do funcionamento cerebral.

“A música clássica tem-se revelado a mais benéfica para a fala, linguagem e memória.” No entanto, ele acrescenta: “para aqueles que desejam ouvir algo diferente – eu gosto muito de apps como Calm ou Headspace, que têm bibliotecas cheias de conteúdo para explorar e utilizar”.

Schroeder sugere utilizar música sem letras ou superestimulação, como géneros etéreos ou paisagens sonoras da natureza, uma vez que estas podem ajudar uma pessoa com TDAH a focar melhor.

Ele acrescenta: “recomendo também usar auscultadores com cancelamento de ruído de qualquer um dos principais fabricantes para complementar as paisagens sonoras que está a desfrutar. Isto não só concentrará a atenção na faixa, como também eliminará (ou quase eliminará) distrações ambientais onde está a trabalhar, estudar ou pensar”.

Para pessoas com TDAH, Schroeder sugere encontrar faixas mais longas para reduzir a necessidade de interagir com o leitor de música, o que pode criar distrações indesejadas.

Curiosamente, outros tipos de música para concentração no TDAH que podem ajudar incluem música 8D ou batidas binaurais.

Ao ouvir música 8D, os sons parecem flutuar à sua volta, criando a sensação de estar imerso na música. A ressalva é que é necessário ouvir música 8D com auscultadores para que este efeito seja alcançado.

As batidas binaurais utilizam dois tons diferentes em cada ouvido para permitir que o cérebro sincronize os sons. Esta ação pode promover o relaxamento e aumentar o foco.

Recomendações musicais para TDAH Agora que sabemos como a música pode ajudar a melhorar o foco e a atenção em caso de TDAH, o próximo passo é descobrir qual tipo pode funcionar para si.

fontes:

 4 sourcesexpanded

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *