Escrito por Paul McClure
A música sempre teve um lugar especial na vida das crianças. De canções de ninar a cantigas de roda, a música tem sido uma ferramenta eficaz para ensinar e estimular o desenvolvimento infantil. Agora, uma nova pesquisa da Western Sydney University sugere que a música, particularmente ritmos musicais regulares, pode desempenhar um papel crucial no apoio a crianças com perturbação do desenvolvimento da linguagem (PDL).
A PDL é uma condição que surge na infância e se caracteriza por dificuldades persistentes na compreensão e na expressão verbal. Esta condição afeta cerca de 7% da população, tornando-a 50 vezes mais comum do que a deficiência auditiva e cinco vezes mais prevalente do que o autismo.
Crianças com PDL podem enfrentar vários desafios, incluindo a compreensão de palavras, seguindo instruções ou respondendo a perguntas. Elas também podem ter dificuldade em encontrar palavras para expressar ideias ou problemas na organização de frases. Estas dificuldades podem resultar em desafios na leitura e escrita, e até mesmo em recordar informações verbais, o que pode afetar negativamente o desempenho escolar e as habilidades sociais.
Ouvir ritmos musicais regulares
No estudo recentemente publicado na revista NPJ Science of Learning, os pesquisadores analisaram como ouvir ritmos musicais regulares pode beneficiar crianças com PDL, especialmente no que diz respeito à repetição de frases, uma tarefa com a qual elas costumam lutar.
A pesquisa incluiu crianças de língua francesa com idades entre cinco e 13 anos, sendo 15 com PDL e 18 sem a condição. Os participantes ouviram ritmos musicais regulares ou irregulares antes de serem solicitados a repetir conjuntos de seis frases com a maior precisão possível.
Os resultados foram impressionantes. “Em todas as crianças, incluindo aquelas com PDL, a repetição de frases foi mais fácil após ouvir ritmos musicais regulares em comparação com ritmos irregulares”, disse Anna Fiveash, principal autora do estudo.
Os pesquisadores concluíram que a música rítmica é uma ferramenta promissora que poderia ser incorporada à terapia da fala. Esta descoberta é particularmente relevante para profissionais de fonoaudiologia, educadores e pais, que agora podem considerar incluir mais música rítmica nas rotinas de suas crianças para ajudar a melhorar as habilidades de fala e linguagem.
A música sempre teve um papel vital no desenvolvimento infantil, e agora, com estas novas descobertas, a música pode ser uma ferramenta ainda mais poderosa para ajudar as crianças a superar os desafios da PDL e a melhorar as habilidades de fala e linguagem.
O estudo foi publicado na revista NPJ Science of Learning.
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